O que mais ouvirmos ultimamente é da interatividade. A internet é a "mãe" disso tudo. Mas tudo precisa ser conhecido e usado.Precisamos saber manusêa-las.É aquele velho assunto de que os mais novos é que sabem "usar essas coisas".
Com tantos meios de se ter informações e tecnologias fica até difícil de escolher.Aí que entra a necessidade de um filtro e ainda mais a de prender a nossa atenção. Um exemplo(também usado no texto) é a TV.
Essa corrida atrás de audiência é a necessidade de te prender em frente a uma televisão e principalmente a aquele programa/canal.
Para não cair na monotonia aderiram a interatividade a TV. As caixas de e-mails,telefones para participar ao vivo no programa. TUDO TÁ VALENDO!!! Desde do filme que vai passar no dia seguinte até qual participante deve ficar ou sair de um reality show.
Como esse texto é para falar na interatividade na internet.Vale lembrar desse consumo de infromações,o que para muitos é o fim do jornal impresso é para outros,não só a interatividade,mas o envolvimento,a aproximidade com a notícia.
Ora,é tão simples enquanto checa seus e-mails ,sabe o que acontece no mundo todo,coisa que você teria que esperar até a noite para assistir num telejornal ou só no outro dia nas páginas de jornais.
Outro exemplo usado no texto é a convergência de vários aparelhos.Lembro-me quando criaram a televisão com o videocassete.Era simples,você só ligava a tv e já tinha tudo ali. Não precisava conectar fios etc... Um outro exemplo foi o celular com câmera digital. Estávamos tão acostumados a ter um celular APENAS para telefonar e mandar mensagens,hoje não se imagina um aparelho sem câmera com uma ótima resolução,mp3,rádio.Quanto mais funções tiver,mais atual é e ligado com as tecnologias você está.
Mas toda essa interação não existe(e nem foi criada!) para facilitar a comunicação e,sim para te prender cada vez mais a elas. Citado no texto como "economia da atenção",mas dizer que é apenas isso é um absurdo. Vem do nosso subconsciente,atitudes,crenças e vivências. E todo esse jogo é os meios de comunicação quererem entender e ser como você. A necessidade de aproximação.
A internet ao contrário da tv tem um amplo espaço.E o que parecia uma maravilha,pois você não precisava ficar "presa" a certas coisas,no caso canais.Tornou-se um dilema. E AGORA ESCOLHO O QUÊ?
Então a tal cultura digital,veio com a interatividade e a dúvida:do que se quer realmente.
Todo esse cyberespaço,"economia de atenção",interatividade é muito recente. Precisa ser filtrado,por mais que a principal característica da internet seja essa "terra sem dono". Uma coisa é certa: Tem que se optar pelo melhor?!
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário