segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Rádio Digital

No post anterior.. coloquei um cronograma da história do rádio no Brasil..Claro que foi a síntese da síntese porque com certeza o rádio foi bem mais do que algumas datas...
Mas comentava sobre o rádio digital e também uma leitura recomendada dos professores falava sobre isso,então resolvi pesquisar e vou colocar o texto aqui!


Introdução:

O Rádio Digital consiste na digitalização dos sinais de radiodifusão, com isso aumentará significamente, a qualidade de áudio. As emissoras AM terão a mesma qualidade das atuais FM’s, enquanto as emissoras FM possuirão a mesma qualidade de um CD. Além disso, os sinais estarão livres de quaisquer tipos de interferências, geralmente causadas por determinados equipamentos elétricos. Vale destacar que além das melhorias em relação ao áudio, o sistema digital oferece ao usuário uma série de interatividades, como a transmissão de textos, imagens e outros serviços multimídia.

A vez do Brasil ingressar na nova tecnologia:

O Rádio Digital está presente nos Estados Unidos, Canadá, México e agora comemorando em Setembro/2005 os 83 anos do rádio no Brasil com transmissão analógica, chegou a vez do país começar a testar a nova tecnologia, em 09 de Setembro do mesmo ano foi concedida através da Anatel as primeiras autorizações para a execução dos testes do sistema de radiodifusão sonora digital, inicialmente as emissoras: Rádio CBN (FM 90.5) de São Paulo/SP e Rádio Globo (AM 1150) de Belo Horizonte/MG foram autorizadas a emitirem seus sinais nesta nova tecnologia, seguidas da Rádio Gaúcha (AM 600) de Porto Alegre/RS e Rádio Itapema (FM 102.3) da mesma cidade.

A partir da publicação dos atos, essas emissoras deverão apresentar no prazo de 30 dias à Anatel um relatório inicial constando as características que serão utilizadas na transmissão digital, juntamente com o parecer dos testes. Outro relatório acompanhado de laudo conclusivo e considerações finais deverá ser apresentados no final dos experimentos.


Sistema de transmissão digital:

Existem atualmente no mundo três sistemas que possibilitam a transmissão digital, sendo que cada um possui suas características técnicas de operação, abaixo estão relacionados os sistemas e suas respectivas características:

DAB (Digital Áudio Broadcasting): Proposto pelo Canadá, o sistema DAB foi criado com o intuito de utilizar a Banda L (1452 à 1492 MHz), para a transmissão de sinais digitais de áudio e demais serviços interativos, como a inserção de textos e imagens.

DRM (Digital Rádio Mondiale): Sistema europeu que visa a transmissão digital em freqüências abaixo de 30 MHz, uma desvantagem do DRM é a não permissão da transmissão simultânea dos sistemas analógico e digital para o AM e FM, fator que levou o Brasil a descartar esse sistema para testes, já que por enquanto as emissoras não abandonarão o sistema analógico.

IBOC (In Band on Channel): Sistema americano que permite a transmissão simultânea dos sinais analógico e digital, na mesma freqüência. Sistema esse escolhido pelo Brasil para ser testado por um período de 6 meses, isso pela vantagem da permissão dos dois modos de transmissão simultânea, nas mesmas freqüências utilizadas atualmente por emissoras em AM e FM, já que há uma previsão das rádios do país transmitirem em (Simulcasting) por alguns anos, visando a substituição gradativa dos sistema analógico pelo digital.


Receptores digitais:
Para receber os sinais digitalizados é necessário possuir receptores habilitados para este sistema, os novos aparelhos estarão em breve disponíveis para a compra, no início seu custo estará elevado, em virtude da ainda não consolidação da tecnologia digital no país, a qual dependerá exclusivamente da demanda dos consumidores. O Brasil já produz esses equipamentos, mas por falta de mercado, até agora só os exportava.



site:http://www.srdigital.blogspot.com/

Nenhum comentário: